quinta-feira, 5 de novembro de 2009

Partida para um sonho

Foi em busca de um sonho que quis percorrer meio Portugal com perna engessada. Dias mais tarde voei para um continente, ainda com gesso num pé e duas canadianas à procura desse mesmo sonho.
No ar sentia-se uma turbulência enorme... ao meu lado, uma mulher com a cor de pele linda segurava uma dezena e sussurrava! Passado uns momentos falei com ela, contou-me o que fazia, qual o seu trabalho com um sorriso doce nos lábios. Não precisava de muito para me encantar, era guineense, um povo que ansiava conhecer.
Enquanto tentava fechar os olhos, o avião saltava e ouvia-se "A estrada tem buracos!" e de seguida muitos risos!
Só quando aterrei na terra quente me apercebi, a estrada ter buracos é muito normal aqui! Mas estes buracos são especiais, não são negros, nem num castanho escuro, são vermelhos...num vermelho quente.
Alguns colegas esperavam-nos no aeroporto. Estava uma noite escura, só havia luz do aeroporto. Entrei numa carrinha com mais colegas. Um veterano nesta terra tentava explicar:"aqui é uma discoteca..." e saltávamos nos buracos que apareciam!
Entramos na minha casa, linda, europeia. O veterano explicou como funcionava o ar-condicionado, mas encontrava-me tão cansada que pouco percebi!
No dia seguinte, levantamos-nos cedo, fomos ao ponto de encontro, um café europeu, comer uma torrada e um leite achocolatado, um pequeno-almoço, mais uma vez europeu!
As colegas foram impecáveis, andaram connosco, mostraram os mini-mercados que tinham imensos produtos europeus...
Andávamos na carrinha, pois eu continuava com o pé partido! Fizemos algumas compras, as mais necessárias, como água, leite...
Almoçamos com vários colegas, na Senegalesa. Sim, desta vez estava a comer espetadinhas, com sabor africano!
Nos dias que se seguiram conhecemos as várias escolas... eu de pé partido, pouco andava a pé, e ainda não me sentia com os pés bem assentes na terra. Ainda não sentia que estava em África, na Guiné, em Bissau!
Vi as escolas, umas com tectos estragados. Os telhados em metal derretido, lembraram-me uma carpete velha, em tons de castanho imensamente escuro, meia rota e sem passar, estendida no topo das paredes escolares.
Conheci as oficinas em língua portuguesa, bons centros de recursos... veículos para se entrar, viajar e dar asas. Construídos para guineenses com mãos portuguesas e a ser abertas por guineenses, colaboradores deste projecto de cooperação.
Mas ainda não estava satisfeita... aquele cheiro ainda era pouco... Queria beber a cultura, sentir a música, ouvir as histórias... Há um mundo em cada olhar, queria ser um cometa para viajar pelo universo e avistar vários planetas!
Uma peripécia aconteceu, uma colega rachou o lábio. Fiquei a saber depois dela ter ido ao médico e ter levado pontos! Já está melhor!Já tem o seu lábio perfeito.
Passados dias chegou mais um colega, fomos buscá-lo ao aeroporto, chovia e trovejava. A trovoada aqui ganha um encanto... um clarão no meio do mato, de árvores e árvores negras devido à escuridão, ganham vida ao som da chuva!
Com este colega, conhecemos o porto... com um cheiro pestilento de peixe ao sol, vi pescadores a mergulhar numa água azul esverdeada que não convidada a entrar! Andamos por ruas com artesanato, lindo, elaborada, com dedicação. Roupas, pulseiras, estátuas, quadros com cores vivas e paisagens deslumbrantes. Paramos um pouco, o colega tocou jambé e peguei numa cora... nem era preciso saber música para sair um som deslumbrante!
Numa noite fomos a um restaurante tipicamente português, até se cantou o fado. Para terminar a noite, ainda dançamos num bar... o ambiente era quente e dançou-se desde kizomba a Shakira!
No domingo, ouvi falar um pouco mais da Guiné, das etnias... de algumas histórias... fiquei ansiosa por saber mais! Alguns colegas conhecem a cultura, sabem...
Conheci mais escolas... prestei mais atenção à rica vegetação, palmeiras em leque, nunca havia visto!
Fui apresentada a mais directores, mas cuja cara tinha dificuldade em fixar!
Numa tarde fui a um café guineense com colegas, vieram caipirinhas, cervejas e sumos para a mesa! Cantamos, dançou-se! Conhecemos um senegalês que comunicava connosco em francês!Vi os copos a serem lavados... realmente aqui devem ganhar resistências bem grandes... o passar por água, sabe-se lá que água é e quantos copos por ela passaram, já está lavado!
Noutra noite fui a um evento, vi danças tradicionais, cantares e música nacional! Perguntei-me até que ponto seria natural, ou seria para turista ver... Não perdi muito tempo a pensar deliciei-me a ouvir e ver... com insectos a chover em cima de mim e depois descobrir que tinha um gafanhoto dentro das calças!
Na noite seguinte, fui a um restaurante bar ouvir música ao vivo. Que delícia... a temperatura quente, música de fundo, numa língua que nada percebia... na rua com um guarda-sol de palha(julgo eu). Ouvi mais histórias, conheci um pouquito mais da cultura...mas ainda sabe a pouco! Tenho de entrar na selva!
Já tirei o gesso... já andei, já prestei mais atenção às pessoas com quem me cruzo, em vez de observar o chão onde colocava as canadianas... mas ainda olho bastante para este chão vermelho para não forçar o pé! Este chão vermelho, que quero ver melhor e ser contagiada... olhando também para o verde forte e vivo nas árvores que tocam o céu!
Eu ainda sonho em saber o que é ser guineense e um dia descobrir o que é ser africano... tenho tempo, julgo eu!
Uma grande batalha que comecei com o pé partido e forçosamente com o pé direito, já que o esquerdo partido estava!

3 comentários:

  1. Oh linda amiga!!
    Como vai o músculo, a perna já está boua como o milho? :D É só aventuras por aí, já vejo aí uma amizade especial com um gafanhoto... e até já falas francês vê lá!!! ("Je ne pay pas? :)
    E que bom é ver África pelos teus olhos!!
    Beijoca da terra fria...! (o Inverno acabou mesmo por chegar este ano).

    Mariana Machado (vulga MM - Marada da Mioleira)

    ResponderEliminar
  2. olá

    Vejo que está tudo ok. Parabéns! Só alguém muito especial para percorrer meio Portugal de perna ao alto, em busca de África, como tu.

    África, Guiné ganha um encanto vista por ti. Continua assim tão especial. Aguardamos mais maravilhas como as que escreveste. Começas a ter fãs...Beijoca grande, Joana

    ResponderEliminar
  3. Ao ler estas palavras viajei, novamente, até à Guiné-Bissau...
    África tem um encanto, vários encantos, que só entende quem lá pisa. Ainda que a tenhas pisado inicialmente só com um pé, vais com certeza descobrir o que pretendes descobrir!

    :)

    ResponderEliminar